Como funciona as fases do Fies para contratação

Milhares de alunos anualmente recorrem ao financiamento do Fies para pagar os estudo, é uma forma de continuar estudando e ter uma formação de nível superior, através do Fies milhares de pessoas conseguiram se formar.

Nem todas as famílias tem condições financeiras de manter filhos ou parentes em uma universidade particular por ser caro e ter muitos custos, com o programa do governo milhares de alunos puderam er acesso ao financiamento estudantil que propiciou a pagar seus estudos.

Você sabe como funciona o fies como se inscrever e quem pode participar? se tem muitas duvidas vamos esclarecer algumas falando de algumas fases que o programa aborda.

Para isso vamos começar falando sobre as inscrições que é o inicio da contratação do Fies 2020.

Inscrições FIES

Como funciona o FIES 2020 para realizar as inscrições do processo seletivo do ano vigente?

Os candidatos devem se inscrever no período de 07 de fevereiro até 23 horas e 59 minutos de 14 de fevereiro do ano em vigor, observado o horário oficial de Brasília.

O resultado da pré-seleção referente ao processo seletivo para modalidade FIES 2020 e P-Fies é divulgado no dia 25 de fevereiro do ano em exercício.

A nota de corte refere-se a menor nota para ficar entre os selecionados em um grupo de preferência, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos no mesmo grupo.

Taxa de Juros FIES

Bom, sabendo como funciona a seleção do FIES, agora é importante saber como são feitos os cálculos da taxa de juros FIES 2020.

O programa cobra uma taxa de juros de 6,5% ao ano, que é considerada uma das mais baixas do mercado.

Agora, com a modalidade do novo FIES, é possível pagar zero de juros ao final dos estudos.

Essa opção vai variar conforme a renda familiar do candidato. No caso, ela é oferecida aos candidatos que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Nessa opção, o estudante pagará as prestações respeitando o máximo que consegue atingir da sua renda por mês, diminuindo os encargos a serem pagos de maneira considerável.

inadimplente no Fies

Se na hora de fazer o financiamento a escolha foi o Banco do Brasil, então o aluno deverá pedir a renegociação para quem está inadimplente FIES BB. Leve consigo sua documentação e vá até a agência bancária onde seu contrato foi assinado, e assim poderá concluir a renegociação.

Saiba que a renegociação da dívida poderá ser feita de duas maneiras, através do novo parcelamento negociado ou do reescalonamento. Veja como é feita a renegociação FIES 2020:

Novo parcelamento – O saldo total do devedor é dividido novamente em 48 parcelas mensais;
Reescalonamento – Os valores das parcelas que irão vencer serão diluídas.

Datas do FIES

O cronograma do FIES é apensas divulgado no início de cada ano. Sendo assim, até o fechamento deste post as datas do FIES 2020 ainda não tinham sido divulgadas.

Para conferir essas datas, é preciso aguardar pois em breve novas informações serão divulgadas.

FIES 1º Semestre

07/02 a 14/02: Período de inscrições nas modalidades Fies e P-Fies.

FIES 2º Semestre

25/06 a 1/07: Inscrições do Novo Fies 2019/2

Aditamento FIES

Segundo o site do FIES, o aditamento de renovação semestral dos contratos de financiamento, simplificados e não simplificados, deverão ser realizados por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

Através da solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica pelo estudante financiado, o estudante deverá verificar se as informações inseridas no SisFIES.

Se o aditamento FIES 2020 for não simplificado, o estudante, após assinar o DRM, deverá dirigir—se ao banco, acompanhado do seu representante legal e dos fiadores, quando for o caso, para formalizar a renovação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*